De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Cotidiano de tribos indígenas é tema de exposição no Atlântico Shopping

15/08/2016

Fonte: Dia a Dia- http://jornaldiadia.com.br



O Atlântico Shopping recebe a partir desta quinta-feira, 18, a exposição fotográfica 'Naruvotu - De volta a origem', do fotógrafo Leonardo Henrique Constanski. A mostra conta com 20 fotos que retratam o dia a dia das aldeias indígenas Tangurinho e Kuluene, que ficam em Canarana, no Mato Grosso. Os registros foram feitos no ano passado, durante o Trabalho de Conclusão de Curso do acadêmico.

A ideia inicial era documentar através da fotografia o retorno da etnia Naruvotu às suas terras ancestrais, que ficaram fora da delimitação do Parque Indígena do Xingu e foram tomadas por fazendeiros. Porém, as terras não foram liberadas e Leonardo decidiu fotografar o cotidiano dos índios que lá vivem. "Documentei o dia a dia deles e fiz retratos de alguns personagens. Renderam mais de mil fotos. O tema é bastante importante, além do que pude trabalhar de forma livre e experimental. Acredito que consegui capturar a essência do que é a etnia e a cultura indígena", explica.

A exposição integra a programação da segunda edição do Festival de Fotografia de Balneário Camboriú, o BC Foto. Esta é a primeira vez que Leonardo apresenta as fotos fora da universidade. A exposição segue até dia 31, no piso térreo.



http://jornaldiadia.com.br/2016/?p=185184
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.