De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Garimpeiros são retirados da Terra Indígena Zo'é, no oeste do Pará

18/08/2016

Autor: Pedro Peduzzi

Fonte: EBC- http://agenciabrasil.ebc.com.br



Uma operação conjunta - envolvendo Polícia Federal, Ibama, Funai, Ministério Público Federal (MPF), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) e a Secretaria de Segurança do Pará - fechou um garimpo localizado no município paraense de Oriximiná, próximo à Terra Indígena Zo'é - no oeste do estado, na chamada Zona Intangível das Florestas Estaduais Trombetas e Paru.

Oito garimpeiros já foram detidos na região que, segundo o MPF, não pode receber nenhum tipo de exploração econômica, medida adotada com o objetivo de evitar a transmissão de malária aos Zo'é. Em 2006, 80% da população indígena foram contaminados pela doença por conta da presença de madeireiros nas proximidades da terra indígena.

Atualmente, os cerca de 300 indígenas que vivem na região correm o mesmo risco, com a instalação de garimpos ilegais na região. As autoridades públicas já haviam descoberto o garimpo durante uma operação nos moldes da atual em março deste ano. Nela, três garimpeiros foram presos. Foi a partir do depoimento de um deles que se soube da presença do outro garimpo

Homologada em 2009, TI Zo´é tem cerca de 670 mil hectares. Por meio de nota, o MPF informou que os garimpeiros presos nas duas operações vinham ameaçando índios e servidores da Funai, e que eles costumavam circular armados pela região.



http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-08/garimpeiros-sao-retirados-da-terra-indigena-zoe-no-oeste-do-para
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.