De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Cimi critica mudanças no Estatuto do Índio

30/04/2000

Autor: VIEIRA, Jorge

Fonte: Gazeta de Alagoas, p. 7 (Maceió - AL)



Documentos anexos


O Cimi afirmou que não apoia o projeto substitutivo do governo federal ao Estatuto do Índio, porque essa legislação, entre outras coisas, permite a mineração em terras indígenas e mantém as terras indígenas em posse da União. O Cimi defendeu que não houve discussão sobre as alterações no Estatuto, que está sendo aprovado "a toque de caixa". Lembrou também que a Convenção 169 da OIT, aprovada há cerca de dez anos, garante os direitos dos povos indígenas em nível nacional sobre as terras, e depende apenas da assinatura do governo para entrar em vigor no Brasil. Além disso, a matéria traz um artigo de Jorge Vieira onde são relatadas as violências por parte da polícia militar durante uma marcha de 4 mil lideranças indígenas na Bahia, em resposta às comemorações dos 500 anos de descobrimento. Segundo Vieira, mais de 40 índios ficaram feridos, entre eles um indígena Pataxó, um indígena Terena e um indígena Xukuru-Kariri.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.