De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Contrato da Funai com a Grã-Reata sem renovação

28/05/1982

Fonte: O Liberal (Belém-PA)



Documentos anexos


O Coronel Paulo Moreira Leal, presidente da Fundação Nacional do Índio, informou que não existe amparo judicial para a permanência da fazenda Grã-Reata em território dos Xikrin, no município de Marabá (PA), e assim o contrato de permanência das cerca de 500 cabeças de gado não será renovado.
Além de desmentir a versão da antropóloga Lux Vidal sobre o caso dos Xikrin e da fazenda Grã-Reata, o presidente da Funai falou sobre o conflito entre um grupo Parakanã e trabalhadores que operam no desmatamento da área onde será construída a usina de Tucuruí. Ele também revelou que a Funai está interessada em resolver o problema da demarcação da terra indígena Kayapó e que serão aplicados Cr$ 1 bilhão e 700 milhões em melhorias de infraestrutura nas terras das comunidades indígenas da região do "Corredor de Carajás".
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.