De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Notícias
Funai interna em clínica psiquiátrica índio revoltado
21/05/1980
Fonte: O Globo (Rio de Janeiro - RJ)
Documentos anexos
O indígena Itamaray Nambikwara foi internado pela Funai em uma clínica psiquiátrica de Anápolis, depois de ter quebrado móveis e vidros do prédio da Fundação durante um acesso de raiva, devido à morte de seu filho de 4 meses por desidratação. Os representantes do órgão justificam a internação afirmando que o indígena sofria de "destribalização" e de "transculturação". Afirmaram ainda que pretendem realizar um estudo desse "caso" e que não basta a demarcação de terras, é necessário respeitar a cultura dos povos indígenas.
As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.