De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Notícias
A cruz do Descobrimento, um ano depois dos 500
15/04/2001
Fonte: O Globo (Rio de Janeiro - RJ)
Documentos anexos
Após um ano do confronto que marcou as comemorações pelos 500 anos do Brasil, o país corre o risco de ser novamente denunciado pelo conflito envolvendo Polícia Militar e índios, negros e brancos, durante a marcha "Outros 500". Em Londres, a Anistia Internacional começou uma campanha de protesto contra o resultado do inquérito da Polícia Federal, que não apontou responsáveis pelo ocorrido.
A área histórica do Parque Nacional Monte Pascoal está sendo disputada por índios e pelo Ibama. A Funai tenta fazer a mediação da situação. De um lado os índios reivindicam a área como terra indígena e, do outro, o Ibama solicita a configuração do lugar enquanto patrimônio ecológico.
O índio pataxó, Jerry Adriani, que realizou um protesto durante a missa que celebrava os 500 anos do Brasil, tornou-se professor na Escola Indígena de Coroa Vermelha, onde dedica-se a formar seus alunos.
A área histórica do Parque Nacional Monte Pascoal está sendo disputada por índios e pelo Ibama. A Funai tenta fazer a mediação da situação. De um lado os índios reivindicam a área como terra indígena e, do outro, o Ibama solicita a configuração do lugar enquanto patrimônio ecológico.
O índio pataxó, Jerry Adriani, que realizou um protesto durante a missa que celebrava os 500 anos do Brasil, tornou-se professor na Escola Indígena de Coroa Vermelha, onde dedica-se a formar seus alunos.
As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.