De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Semarh apresenta Aldeia Sustentável à comunidade Indígena Xucuru Kariri

08/09/2016

Autor: Débora Rosset

Fonte: Agência Alagoas- http://www.agenciaalagoas.al.gov.br



As políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) foram apresentadas à população indígena Xucuru Kariri, localizada em Palmeira dos Índios. Os índios da Aldeia Fazenda Canto foram recebidos pelo secretário Alexandre Ayres e a equipe da Superintendência de Meio Ambiente (SMA).

Inicialmente, a Semarh mostrou como funciona o projeto Aldeia Sustentável, que consiste em levar e ampliar os acessos à educação ambiental, coleta seletiva, plantio de mudas nativas e gestão adequada dos resíduos sólidos.

Para o secretário Alexandre Ayres, é preciso realizar um diagnóstico social e posteriormente colocar em prática a execução do Aldeia Sustentável.

"O povo indígena tem acesso à informação, a tecnologia e a produtos industrializados que não podem ser jogados de forma aleatória na natureza, portanto a Semarh irá realizar um diagnóstico no local para levar políticas públicas", assegura o secretário.

Segundo o superintendente de Meio Ambiente, Mateus Gonzales, uma equipe da Secretaria estará na Aldeia Fazenda Canto nesta quinta-feira (8) e na sexta-feira (9) para fazer os levantamentos sociais das principais necessidades da região.

Durante o encontro, que ocorreu na última terça-feira (6) na sede da Semarh, os indígenas apresentaram as suas demandas em busca de melhorar o fornecimento de água na Aldeia Fazenda Canto.

De imediato, Ayres destacou que a Semarh conta com programas de infraestrutura hídrica em benefício das comunidades que são distantes dos centros municipais. O secretário listou, por exemplo, a atuação do Programa de Perfuração de Poços, Água Doce, Água Para Todos e Recuperação de Nascentes.



http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/8453-semarh-apresenta-aldeia-sustentavel-a-comunidade-indigena-xuxuru-kariri
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.