De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Notícias
Representantes da Hutukara Associação Yanomami e da CCPY se encontram com o novo comandante do exército em Roraima
19/10/2005
Fonte: CCPY -Comissão Pró Yanomami-Boa Vista-RR
Davi Kopenawa, presidente da Hutukara Associação Yanomami, e Ednelson Pereira, coordenador do programa agroflorestal da CCPY, participaram de reunião com o novo comandante do exército em Roraima, o General Madureira. Na pauta de assuntos discutidos, Davi priorizou a necessidade de aprofundar e dar continuidade às discussões com os Yanomami sobre a ampliação da pista do exército em Surucucus (ver Boletins 61, 62, 64 e 66), que afetaria o cotidiano dos 1.780 indígenas que vivem nas redondezas, e o controle sobre a entrada de garimpeiros na terra indígena. O General garantiu agilidade e rapidez no atendimento às demandas e prometeu solicitar apoio ao Sétimo Comando Aéreo Regional da Amazônia (VII COMAR) para a realização de uma nova reunião em Surucucus. Também verificará a possibilidade do exército participar da retirada de garimpeiros da terra yanomami. Davi ainda discutiu a questão da continuidade do apoio do exército no transporte de material escolar e de assessores da CCPY para Auaris, como solicitado pelas comunidades locais (ver Boletim 68), acenada positivamente pelo general.
As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.