De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Ministério confirma demissão de coordenadora do Dsei-Y, em Roraima

03/01/2014

Autor: Érico Veríssimo

Fonte: G1- http://g1.globo.com



Após mais de três horas em reunião com lideranças indígenas Yanomami na tarde desta sexta-feira (3), o Ministério da Saúde (MS) confirmou por nota a exoneração de Joana Claudete Schuertz, então coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y). O encontro ocorreu no prédio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) em Boa Vista, ocupado pelos índios desde segunda-feira (30).

De acordo com o MS, o processo de exoneração ocorreu a partir de avaliação da gestão da saúde oferecida à população indígena Yanomami. A coordenadora será substituída interinamente por Maria de Jesus do Nascimento, especialista em saúde pública e funcionária de carreira do Dsei, que participou da reunião, acompanhada da chefe de gabinete da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Verbena Mello.


Entenda o caso


No final de dezembro, índios Yanomami ocuparam o prédio da Sesai pedindo a exoneração de Claudete Schuertz e melhorias na saúde indígena. "Nossas crianças estão morrendo pela falta de remédios. Pedíamos que Claudete nos ajudasse, mas ela não nos escutava. Queremos o apoio da Dsei, mas não queremos mais que Claudete chefie a casa", disse Davi Kopenawa, líder indígena, na ocasião.

Após a invasão do órgão e retirada de Claudete de dentro do prédio, a substituta da coordenadora do Dsei também teve a sala invadida e foi indicada pelos indígenas como coordenadora interina do Distrito. Os funcionários da Sesai deixaram o prédio temendo sofrer violência.

Por telefone, Claudete Schuertz informou à reportagem do G1 na semana passada que sabia da existência de um documento enviado à Brasília solicitando a saída dela.

"Estou na expectativa de que isso [exoneração] não aconteça. Acredito que fiz um bom trabalho durante todos esses anos", disse ela. Claudete também acrescentou que o nome indicado para assumir a coordenação seria o de João Catalano, atual coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Ye´kuana da Funai (FPEYY).

Desde que surgiu o nome de Catalano, o G1 tentou contato com ele, mas não conseguiu. O telefone está fora de área. Funcionários da Funai que estiveram na Sesai na tarde desta sexta-feira que o coordenador da FPEYY está em "período de recesso".

Ao fim da reunião, os índios deixaram o prédio da Sesai após cinco dias de ocupação.



http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2014/01/ministerio-confirma-demissao-de-coordenadora-do-dsei-y-em-roraima.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.