De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Povo Kaingang é certificado com o primeiro selo indígena do país

05/10/2016

Fonte: EBC- http://radios.ebc.com.br



Primeira comunidade a receber o Selo Indígenas do Brasil, o povo Kaingang, da Terra Indígena Guarita, no Rio Grande do Sul, ganhou destaque em sua produção de alimentos como batata doce, mandioca, moranga, abóbora, cana de açúcar, amendoim, arroz e milho crioulo.

Além de informar ao consumidor a origem do produto, o selo do Ministério do Desenvolvimento Agrário, agora, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e do Ministério da Justiça, com apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), foi criado em 2015 para certificar que o produto foi cultivado ou coletado numa terra indígena.

Para explicar como funciona o Selo Indígenas do Brasil, o Brasil Rural desta quarta-feira (5) entrevistou o coordenador geral do Departamento de Gerações de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Rodrigo Venturin que falou sobre o regaste dos "saberes e sabores" que revitalizam a cultura indígena.

"Apesar de pouco tempo, já estamos tendo uma grande demanda desse selo para fortificar os produtos das etnias indígenas no Brasil. O segundo povo foi na Bahia e este ano já publicamos cerca de três, com a demanda de dois para ingressarem no pedido do selo. A ideia é fazermos uma grande divulgação para aumentar as comunidades indígenas a terem este acesso", menciona Venturin.



http://radios.ebc.com.br/brasil-rural/edicao/2016-10/povo-kaingang-e-certificado-com-o-primeiro-selo-indigena-do-brasil
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.