De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Cerimônia indígena

02/12/2016

Fonte: O Globo, Esportes, p. 32



Cerimônia indígena

TIAGO DANTAS E LUIZ GUSTAVO SCHMITT
esporteglb@oglobo.com.br
Enviados especiais

Cerca de 20 índios da aldeia Condá visitaram o estádio na tarde de ontem para prestar solidariedade às famílias das vítimas. Com os rostos pintados de verde e branco, cores da Chapecoense, eles realizaram um ritual de velório da etnia Kaingang.
Líder dos Kaingang, o cacique Condá, que defendeu sua terra do avanço de colonos no fim do século 19, dá nome ao estádio da Chapecoense. Uma estátua dele com arco e flecha enfeita uma praça na frente da arena. O mascote do time também é uma referência ao cacique, chamado Índio Guerreiro. Atualmente, os Kaingang vivem a 15 km do centro de Chapecó.
- O pessoal da aldeia está sentindo muito. Acompanhamos a Chapecoense desde o início. Queremos levar para as famílias um gesto de amor, uma homenagem para esses guerreiros que não estão mais conosco - disse Maximiano Reis, de 52 anos, que representou o cacique Augusto.
Eliel Inácio, de 22 anos, disse que ficou sabendo da queda de avião por meio das redes sociais na manhã de terça-feira. Segundo ele, os índios da aldeia Condá têm o costume de acompanhar os jogos de futebol. Alguns jovens da tribo até treinam nas categorias de base da Chape.
- Vi que o avião caiu nas redes sociais. Na hora não acreditei, mas depois foram aparecendo muitas reportagens. Estamos de luto. A Chape deu muito orgulho para a gente, para Chapecó e para o Brasil - afirmou Eliel.

O Globo, 02/12/2016, Esportes, p. 32

http://oglobo.globo.com/esportes/indios-da-aldeia-conda-fazem-ritual-de-velorio-em-estadio-da-chapecoense-20574662
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.