De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

MP ameaça cobrar da Justiça os direitos dos índios tuxás

12/06/1999

Autor: Marjorie Moura

Fonte: A Tarde (Salvador-BA)



Documentos anexos


O procurador da República, Robério Nunes dos Anjos, deverá entrar com ação judicial contra a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) por descumprimento do convênio para reassentamento da comunidade Tuxá após a construção da barragem de Itaparica.
O problema se arrasta desde 1988, e, o mais grave, segundo as lideranças indígenas, foi a ação desagregadora fomentada pelo Gerp - Grupo Executivo para a Conclusão do Projeto de Assentamento da População da Usina Hidrelétrica de Itaparica. O grupo, além de dividir famílias com falsas promessas, gerou o desmembramento político da comunidade indígena promovendo a eleição de um novo cacique.
Além disso, após a criação da Gerp, em 97, a proposta da Chesf passou a ser repasse de verbas, em valor fixado segundo critérios desconhecidos, diretamente à Funai.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.