De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Centro indígena realiza evento de valorização cultural em Plácido de Castro

13/04/2017

Fonte: G1 g1.globo.com



Com palestras, oficinas e apresentações artísticas, o Centro de Cultura Huni Kui e Pesquisas Medicinais Huwa Karu Yuxibu realiza o encontro "Nokun Shaba Tiã Benima" em Plácido de Castro, no interior do Acre. O evento - da segunda-feira (17) até o sábado (22) - visa promover a valorização cultural indígena na cidade.

O cacique Mapu Huni Kui falou que trata-se do segundo evento no interior do estado. A ideia, segundo ele, é levar a cultura ao Acre como um todo e também ao restante do país. A iniciativa ocorre em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), outras instituições e ainda com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

"Hoje, estamos trabalhando com índios urbanos e vamos trazer essa comemoração, mostrando um pouco do conhecimento do povo indígena sobre a floresta, terra, água, o meio ambiente no geral", explicou o cacique.

A produtora cultural Mirna Rosário acrescenta que o centro vem atuando em Plácido de Castro com a proposta de uma integração entre o universo indígena e não indígena. "A proposta é trabalhar dentro da academia, da escola, o fortalecimento da identidade indígena a partir da valorização da terra, do território, da memória e da tradição", acrescentou.

Na programação, deve ocorrer ainda uma palestra promovida por estudantes do curso de engenharia florestal e nutrição da Ufac sobre questões relacionadas à soberania alimentar e comida orgânica. Além disso, será feito um plantio em uma área de terra no município.

Colaborou Débora Ribeiro, da Rede Amazônica Acre.



http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/centro-indigena-realiza-evento-de-valorizacao-cultural-em-placido-de-castro.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.