De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Painéis solares substituem diesel e levam eletricidade a indígenas

28/05/2017

Fonte: FSP, Foco nas Cidades, p. 4



Painéis solares substituem diesel e levam eletricidade a indígenas
Posto de saúde, escolas e casas agora têm energia 24 horas por dia

Os indígenas da comunidade Darora já não dependem mais do óleo diesel para ter garantido o seu suprimento de energia elétrica.
Localizada a cerca de 8o km ao norte do centro de Boa Vista, na porção sul da reserva indígena São Marcos, a comunidade foi escolhida para ser o projeto- piloto de um programa que vai levar energia limpa e sustentável a várias áreas remotas da região.
Os quatro enormes painéis foram instalados em meados do ano passado e começaram a funcionar parcialmente em setembro. Em março deste ano, já operando com força total, foram inaugurados oficialmente.
Com eles, o posto de saúde, as duas escolas (uma estadual e uma municipal) e várias casas têm energia 24 horas por dia. Antes, a eletricidade vinha de um gerador, que funcionava apenas algumas horas por dia e consumia 1.500 litros de diesel por mês.
AUMENTO DA DEMANDA
O projeto-piloto foi tão bem- sucedido que precisará ser ampliado em breve para responder ao aumento da demanda. Com a garantia de energia constante, os indígenas passaram a utilizar mais eletrodomésticos.
"O dimensionamento das placas solares foi feito para atender à demanda de energia que havia àquela época na comunidade. Mas, com o sucesso do projeto, a demanda energética foi crescendo, porque a comunidade viu que estava funcionando. Agora precisaremos instalar mais painéis para aumentar a oferta de energia", explica Marlon Buss, secretário de Agricultura e Assuntos Indígenas de Boa Vista.
A primeira tuxaua (líder local) de Darora, Beni, se mostra entusiasmada com o projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista em sua comunidade.
"Está dando muito certo. Agora temos energia a qualquer hora. Os alunos podem, por exemplo, usar os computadores das escolas o dia todo", afirma.
Nas duas escolas da reserva indígena, além das aulas tradicionais, as crianças também aprendem 0 macuxi, língua falada por seus ancestrais.
Em Darora, nome de uma árvore da região, vivem 276 pessoas, divididas em 47 famílias.


FSP, 28/05/2017, Foco nas Cidades, p. 4

http://estudio.folha.uol.com.br/foco-nas-cidades-boa-vista/2017/05/1887675-paineis-solares-substituem-diesel-e-levam-eletricidade-a-indigenas.shtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.