De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funasa estuda proposta de convênio com UFRR

21/02/2006

Autor: Vaneza Targino

Fonte: Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR



Representantes da Funasa e da UFRR durante reunião para discutir proposta
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) deu o primeiro passo para assinar um novo convênio na prestação de serviço de saúde básica na área Yanomami com a Fundação Ajuri, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). A Fundação Ajuri poderá substituir a Fundação Universidade de Brasília (FUB), que atualmente é responsável por 20 pólos-base, que atende 7.758 indígenas. Os 15.686 índios de toda área Yanomami são atendidos por quatro conveniadas e duas missões.
O contrato com a conveniada FUB vence em junho próximo e, antes deste prazo, a Funasa pretende rescindir o contrato. Na tarde de ontem, aconteceu a primeira discussão na proposta do novo convênio, na sala da Reitoria da UFRR, com a participação do coordenador regional da Funasa, Ramiro Teixeira, a vice-reitora da UFRR, Gioconda Santos Matinez, a assessora de convênios da Funasa presidência, Isa Paula, juntamente com o corpo técnico da Funasa e a diretoria da Fundação Ajuri.
Ramiro Teixeira explicou que a substituição da FUB deve acontecer devido a vários problemas que ocorreram na prestação do serviço de saúde e mau gerenciamento do convênio. Lembrou que durante quase dois anos de convênio ocorreram interrupções na prestação do atendimento, um dos principais fatores para que fosse solicitada da presidência da Funasa a rescisão do contrato com a conveniada.
A reunião de ontem foi a primeira discussão para propor à UFRR o convênio com a Fundação Ajuri. Na manhã de hoje, na sede da Funasa, inicia uma discussão técnica entre o grupo de trabalho da Funasa, com os representantes da Fundação Ajuri e UFRR. Eles devem tratar dos trâmites e pontos do convênio.
"Com esse grupo de trabalho iremos num prazo mais curto de tempo apresentar uma proposta técnica para fazer os ajustes, que por ventura forem necessários, e em seguida rescindir o contrato com a UnB e firmar com a UFRR. Viemos estudando a possibilidade desse convênio com a UFRR exatamente pelo comportamento da FUB com a Funasa no atendimento na área Yanomami", analisou Teixeira.
Um dos fatos mais destacados para a assinatura do convênio com a Fundação Ajuri será a presença dos responsáveis na gerência do convênio. "Problemas para resolver aqui em Roraima serão muito mais fáceis. Enfrentamos muitos problemas e sérios com a UnB, através da FUB, porque a gerência fica em Brasília. Além do aumento do custo de administração do convênio, tivemos uma eficácia muito baixa nos trabalhos", lembrou.
A vice-reitora Gioconda Matinez agradeceu o convite e a confiança da coordenação regional da Funasa na Fundação Ajuri. "Para a UFRR, é muito importante esse convite. Agradecemos essa confiança na assinatura desse convênio. Sabemos da responsabilidade e dessa preocupação por entender a importância desse trabalho. Estamos dispostos a estudar a assinatura do convênio. A UFRR está aberta a receber os técnicos da Funasa, colocar o corpo técnico da UFRR à disposição e tomar conhecimento de todas as atividades na prestação desse serviço", disse.
Ela lembrou que a Fundação Ajuri é jovem, mas tem um grande potencial de crescimento. "A Fundação vem se consolidando, onde temos o vestibular com um concurso muito importante e estamos sempre trabalhando. Potencial acreditamos que já temos e agora precisamos conhecer o convênio. Porque, assumindo a saúde indígena, teremos que dar conta do trabalho", justificou Gioconda.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.