De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Reserva indígena do Pico do Jaraguá é anulada pelo Ministério da Justiça

21/08/2017

Fonte: Rede Brasil Atual redebrasilatual.com.br



O Ministério da Justiça publicou no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira (21), uma revogação sobre a criação da reserva indígena no Pico do Jaraguá, na zona Norte de São Paulo. Com a decisão, a pasta anula a Portaria 581, de 2015, que garantia mais de 500 hectares de terra aos guaranis.

Na publicação, o governo federal alega erro administrativo e que a reserva "foi demarcada sem a participação do Estado de São Paulo na definição conjunta das formas de uso da área".

Em seu perfil na rede social Facebook, o líder guarani David­ Karai Popygua, o David Guarani, pediu apoio de todas os caciques, lideranças e apoiadores do movimento indígena para reverter a decisão do governo Temer. Segundo ele, a situação já era complicada para a comunidade e tendem a se complicar ainda mais. "As aldeias do Jaraguá respondem a quatro processos de reintegração de posse e essa medida pode piorar muito nossa situação. Pela primeira vez, desde o período da criação do procedimento demarcatório, o Ministério da Justiça revoga uma portaria que já tinha sido assinada", lamenta.

"A Terra indígena do Jaraguá está sofrendo um grande golpe do governo golpista. Vamos lutar até o ultimo Indígena contra essa medida", completou David.

Cerca de 700 pessoas vivem na comunidade. Os indígenas sofre com a pressão do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que quer conceder áreas florestais a grupos empresariais.



http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2017/08/reserva-indigena-do-pico-do-jaragua-e-anulada-pelo-ministerio-da-justica
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.