De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Professores e líderes discutem novas práticas das casas de Educação Escolar Indígena

27/02/2018

Fonte: Secretaria Municipal de Educação http://semed.manaus.am.gov.br/



Professores e líderes de comunidades indígenas se reuniram, na manhã dessa terça-feira, 27/2, com assessores da Gerência de Educação Escolar Indígena (Geei) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para debater a nova realidade das Casas de Educação Escolar Indígena, que passam a receber regularmente alimentação escolar e kits didáticos específicos. O encontro ocorreu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), que fica localizada na Rua Maceió, no conjunto Vila Amazonas.

A distribuição dos materiais começou no início do mês e tem previsão de ser finalizada até a próxima quarta-feira, 7/3. Durante os participantes foram orientados quanto a questões de armazenamento. De acordo com a gerente da Geei, Altaci Correa, a disponibilização de alimentação e material didático foi possível graças ao entendimento da atual gestão.

"Desde 2015 a secretaria vem buscando implantar uma política diferenciada de atendimento das populações indígenas, estreitando o diálogo e atendendo as reivindicações de lideranças e professores".

Ela explica que o próximo passo é regularizar esses centros de educação. Atualmente, a Semed atende em torno de 29 centros, espalhados pela periferia da cidade, com mais de dois mil alunos e 30 professores contratados via Processo Seletivo Simplificado (PSS). O ensino nos centros ocorre geralmente no contra turno, uma vez que os alunos frequentam unidades de ensino regular.

Para o cacique da comunidade Tikuna do bairro Cidade de Deus, Aguinilson Silva, o recebimento do material vai possibilitar uma educação de qualidade e diferenciada, que respeite a cultura dos povos indígenas.

"A gente está muito feliz de avançar com esse recebimento da merenda, porque essa era uma luta de anos. A gerência também fez sua parte e nós tivemos nosso pedido atendido. Nossa educação é diversificada, com a presença de diversas etnias, mas quando se fala em educação nossa discussão é feita em comunhão com todos para que o apoio venha para atender a todos também", finaliza.



http://semed.manaus.am.gov.br/lideres-e-professores-indigenas-discutem-novas-praticas-das-casas-de-educacao-escolar-indigenas/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.