De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Indígenas da Aldeia Takaywrá são retirados da área por causa das enchentes

15/03/2018

Autor: Maíra Heinen

Fonte: EBC http://www.ebc.com.br/



A Defesa Civil no Tocantins e a Funai iniciaram a remoção provisória dos indígenas da Aldeia Takaywrá, no município de Lagoa da Confusão no Tocantins, atingidos pelo transbordamento do Rio Formoso.

Com a intensidade das chuvas no estado, cerca de 40 indígenas Krahô ficaram em situação de calamidade pública. O cacique Valdete Krahô dá a dimensão do problema.

Os índios estão sendo retirados por meio de veículos do vigésimo segundo Batalhão de Infantaria do Exército, que também disponibiliza água potável e banheiros. A Funai e a Companhia Nacional de Abastecimento estão auxiliando com alimentação e itens de primeira necessidade.

De acordo com a Defesa Civil do estado, não serão retirados todos os indígenas, porque alguns possuem criações e plantações no local e não podem abandonar. A prioridade será para mulheres e crianças.

O estudante Renato Krahô espera que a situação do povo seja resolvida assim que termine o período chuvoso.

Os indígenas vivem num assentamento do Incra, enquanto aguardam, há cerca de 40 anos, a conclusão do processo de demarcação da Funai.

No fim de fevereiro, a Defensoria Pública no estado já havia oficiado órgãos público sobre a situação de alagamento na área. Na região do Rio Formoso, o estado do Tocantins chegou a decretar situação de emergência devido às cheias.



http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2018-03/indigenas-da-aldeia-takaywra-sao-retirados-da-area-por-causa-das-enchentes
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source