De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Artista indígena da etnia Macuxi expõe obra no Centro de Artes da Ufam

14/03/2018

Autor: Juscelino Simões

Fonte: Universidade federal do Amazonas https://ufam.edu.br/



O Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA) realiza no próximo sábado, dia 17, às 18h, a abertura da exposição intitulada 'Jaider Esbell em Manaus'. A exposição conta com as coleções 'Era uma vez Amazônia' e 'Meu avô Makunaima', além de vídeos sobre a vida do artista.

A exposição do artista indígena roraimense (natural de Normandia, no estado de Roraima) ficará em cartaz na Galeria do Centro de Artes até o dia 13 de abril de 2018, com visitações de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h ás 17h. O CAUA localiza-se na Rua Monsenhor Coutinho, 724, no Centro.

A coleção 'Era uma vez Amazônia' é formada por 16 obras que retratam a Amazônia de forma desromantizada, tendo sido exposta, de forma itinerante, por diversos estados brasileiros desde 2016, acompanhada do artista. Já 'Meu Avô Makumaima', de acordo com Esbell, é uma coleção recém-criada, com 15 obras e revela aspectos desconhecidos da saga de Makunaima, que vem a ser Makunaimî, uma entidade diretamente relacionada com a origem da grande floresta e tudo o que nela há. Makunaima é tido como o avô deste artista da etnia Macuxi, que se apresenta como seu neto direto, num posicionamento mítico, poético e político.

Jaider Esbell ficará em Manaus até o dia 4 de abril, disponível para interação com artistas, produtores e comunidade universitária interessada em sua obra. Sua programação ainda está em construção, mas já estão previstos diálogos abertos ao público no próprio Caua e no Museu Amazônico, entre outros espaços da Ufam. Depois de Manaus, o artista segue para Europa para temporada de atividades.


Sobre o artista

Jaider Esbell, nascido em 1979, é natural de Normandia (localizado no nordeste do estado de Roraima), e desde 2009 apresenta-se como artista em diferentes mídias. Terreiro de Makunaima - Mitos, lendas e estórias em vivências é sua obra de estreia, livro premiado pela Bolsa Funarte/MinC de Criação Literária, em 2010. Vencedor de um dos maiores prêmios da arte contemporânea brasileira (Prêmio PIPA, categoria online, 2016), o artista também é produtor cultural independente e possui uma galeria de artes em Boa Vista onde comercializa seu trabalho e de outros artistas.


https://ufam.edu.br/eventos/7806-artista-indigena-da-etnia-macuxi-expoe
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.