De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios Cinta Larga de Juína pedem apoio ao poder público

21/03/2018

Fonte: Top news http://www.topnews.com.br/home



A reunião com os representantes indígenas da etnia Cinta Larga aconteceu na tarde desta terça-feira (20) na sede do CEFAPRO em Juína, no noroeste de Mato Grosso.

Estiveram presentes no encontro o prefeito Altir Peruzzo, vice-prefeito Luiz Brás, secretários municipais de agricultura e Sinfra, João Manoel e João Reis. O objetivo era levantar as demandas da aldeia junto ao poder público para buscar ações que visem o benefício de todos os indígenas.

São aproximadamente 500 indígenas que sobrevivem da venda de castanhas e que buscam nesta parceria com o executivo melhorar a agricultura familiar (que hoje beneficia a subsistência das famílias), tornando-a geradora de renda, e também pedem a revitalização das estradas de acesso as aldeias e a construção de novas pontes de madeira.

O prefeito Altir Peruzzo manifestou apoio à comunidade indígena Cinta Larga. "Todo início de ano nós sentamos para discutir algumas questões relacionadas à aldeia, que é o ICMS ecológico, que é aquele custo que a gente disponibiliza através de projeto pré-definido por eles para alguma ação em benefício da aldeia, da sustentabilidade deles e algumas ações como recuperação de estradas, que a secretaria de agricultura possa estar ajudando no desenvolvimento de algumas culturas da aldeia. E neste ano com o apoio da própria funai eles organizaram de uma forma diferente, estão fazendo numa forma de um círculo de debates onde trouxeram os caciques de todas as aldeias e estão sentando com setores diferentes." - disse.

O presidente da Associação do povo indígena Cinta Larga, Valdomiro Cinta Larga, disse ter boa relação com o prefeito Altir e acredita que apoio do mesmo em beneficio as aldeias.

"Debatemos a questão das estradas de acesso as aldeias que estão precárias, na área da saúde e educação. Sempre tivemos uma parceria boa com o prefeito e sei que ele vai nos atender. Na secretaria de agricultura nós pedimos o apoio para produção de novas culturas, fortalecimento de nossa agricultura familiar, que é nosso meio de subsistência. Produzimos toneladas de castanha, que é maior renda das aldeias." - salientou.

O secretário de agricultura João Manoel manifestou que pode colaborar com a comunidade indígena. "Eles podem ter o apoio da secretaria de agricultura, nosso técnicos são capacitados no diz respeito à agricultura familiar. Então a agricultura indígena se encaixa nesse perfil e a conversa foi bem produtiva. Vamos fazer um levantamento dentro das possibilidades, para que possamos aproveitar as roças indígenas, além de melhorar a qualidade das roças tradicionais, tornado a também comerciais para geração de renda para aldeia." - ressaltou.

Segundo Vagner Campos Araújo, Coordenador Técnico Local Cinta Larga, a reunião foi produtiva para ambos os lados. "Foi muito produtiva, tanto com o pessoal da prefeitura que se dispôs a participar e colaborar, quanto o pessoal do IBAMA. Hoje discutimos com o IBAMA a possibilidade em haver o apoio na retirada de madeira para construção de casas e também de pontes na região e com o pessoal da prefeitura a gente discutiu principalmente a revitalização das estradas, por que estão em condições muito ruins há alguns anos. A questão das sementes, manejo agrícola, dentre outras questões." - comentou.


http://www.topnews.com.br/noticia/53919/indios-cinta-larga-de-juina-pedem-apoio-ao-poder-publico
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.