De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

As hidrovias e o indigenismo

02/02/1998

Autor: Nilder Costa

Fonte: A Gazeta (São Paulo - SP)



Documentos anexos


O artigo defende que a paralização das obras das três principais hidrovias brasileiras (Paraguai-Paraná, Araguaia-Tocantins e Teles Pires-Tapajós) se deve à interesses alheios ao Estado Brasileiro. Isto porque, argumenta o autor, as ONGs envolvidas no processo de embargo da implantação saíram em defesa do meio-ambiente e das populações tradicionais e são financiadas por agências internacionais, o que as tornaria atentas aos benefícios de outros países em detrimento do nosso. Conta um pouco da história dos financiamentos internacionais, das ONGs e do indigenismo no Brasil e no México zapatista.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.