De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Reflorestamento é a arma Xavante contra a destruição

09/01/1999

Fonte: O Liberal (Belém - PA)



Documentos anexos


Xavantes da Terra Indígena Parabubure, do norte do Mato Grosso, estão desenvolvendo o Projeto de Recoinstituição da Mata Nativa na Amazonia Brasileira, inédito no país. Iniciado em 1998, com financiamento de empresas moveleiras italianas, é considerado uma experiência piloto pelo Parlamento Europeu. O trabalho se concentrará em 60ha, nos quais serão plantadas mudas seguindo uma lógica de mantenimento da biodiversidade. A ideia surgiu na busca por maior autonomia indígena, uma vez que ao retomarem suas terras se depararam com vastos pastos desmatados e passaram a depender do estado para se alimentarem. Pelo menos 60 homens Xavante estão envolvidos, e ganham R$1 por árvore plantada.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.