De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Sema debate sobre criação de Unidade de Conservação Ambiental em terras da etnia Wiãnpi

21/06/2018

Autor: Iran Froes

Fonte: Secretaria de Estado do Meio Ambiente AP - http://www.sema.ap.gov.br



Sema debate sobre criação de Unidade de Conservação Ambiental em terras da etnia Wiãnpi
21/06/2018 - 10:35

Iran Froes

O Secretario de Estado do Meio Ambiente, Bernardino Nogueira dos Santos participou nesta quarta-feira (20) de uma reunião com representantes da etnia Wiãpi e Ministério Público Federal em Macapá. A conversa foi para discutir o apoio financeiro do governo do Amapá através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Fundo Especial de Recursos para o Meio Ambiente (Ferma) na realização de uma consulta pública entre os povos indígenas da etnia Wiãpi que residem nos municípios de Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio e Laranjal do Jari.

A intenção é ouvir a opinião dos indígenas sobre a criação de uma Unidade de Conservação ambiental, visando proteger os biomas, biomassas, fauna e flora da região. O trabalho de consulta ainda não tem data confirmada. Será financiado através do Fundo Especial de Recursos para o Meio Ambiente (Ferma), no valor estimado de 40 mil, com a participação da Associação dos povos Indígenas Wiãnpi do Amapá.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Bernardino Nogueira falou sobre a importância da preservação do meio ambiente nas áreas indígenas. "O governo do Estado através da Sema e demais órgãos ambientais responsáveis de implementação de política pública ambiental, licenciamento e execução estão mobilizados para que os direitos, a cultura e a região desses povos seja preservado."

http://www.sema.ap.gov.br/det2.php?id=21398
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.