De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

'Nïïma': histórias de travestis indígenas serão contadas em documentário

04/07/2018

Fonte: Hypeness https://www.hypeness.com.br/



No país que mais mata LGBTs no mundo, o preconceito não está presente apenas nas cidades.

Para mostrar uma face pouco conhecida dessa história, o próximo filme da cineasta Flávia Abtibol irá contar as histórias de travestis indígenas, falando sobre a sensação de pertencimento nas aldeias sob o olhar das questões de gênero.

O documentário "Nïïma" ainda está na fase de roteiro e já foi selecionado para financiamento pelo Itaú Cultural Rumos 2017-2018. O projeto aborda a história de índios da etnia Tikuna que vivem na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Bolívia.

"Durante dois meses do ano (junho e julho), eles animam as festividades religiosas locais através de espetáculos de canto e dança. Nos outros dez meses, são subjugados pela família e pela comunidade", descreve o texto do projeto enviado ao Rumos.

Em entrevista ao site Amazônia Real, Flávia diz nunca ter vivenciado nenhum caso explícito de preconceito em aldeias mas, mesmo assim, sabe que é impossível ignorar a existência de um certo nível de exclusão - e exemplifica citando uma matéria divulgada pela agência Pública.

Flávia é podutora, roteirista e diretora dos filmes "Strip Solidão" (2013), "Dom Kimura" (2014) e "O Céu dos Índios" (em finalização). A cineasta também possui sua própria produtora, a Tamba-Tajá Criações. "Nïïma" ainda encontra-se em estágio inicial e, na melhor das hipóteses, será lençado no final do próximo ano.



https://www.hypeness.com.br/2018/07/niima-historias-de-travestis-indigenas-serao-contadas-em-documentario/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.