De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Notícias
A língua dos Xavante
13/10/1983
Autor: Tarso de Castro
Fonte: Folha de S. Paulo (São Paulo - SP)
Documentos anexos
Em tom irônico, Tarso de Castro escreve um dicionário de palavras em português e seu significado na cultura Xavante, se referindo ao episódio no qual Mário Juruna, deputado federal Xavante, acusou o presidente Figueiredo e todos seus ministros de serem ladrões, fato que gerou enorme repercussão e quase causou a perda de seu mandato e uma crise entre Executivo e Legislativo. A palavra ladrão, por exemplo, é definida como "moços de boa família que adoram o povo e são incompreendidos quando lutam pelo povo e pelo seu bem-estar".
As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.