De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Notícias
Índios prendem Juruna em Mato-Grosso
01/04/1985
Fonte: Diário Popular
Documentos anexos
Os deputados Mário Juruna e Gilson de Barros foram presos e feitos reféns pelos índios Kaiabi e Apiaká, quando da tentativa de convencê-los a permitir que fosse construída a usina hidrelétrica no Salto Kayabis, município de Juara, Mato-Grosso. O conflito se deu por ocasião da visita da comitiva de representantes da Comissão do Índio da Câmara dos Deputados à área em litígio. Os conflitos na região tiveram início a partir de 1978 quando os Apiaká e os Kaiabi passaram a reivindicar a alteração do decreto de demarcação de suas terras por estes não terem incorporado o sítio sagrado, dentro do qual se encontra o Salto Kayabis.
As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.