De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Em Rondônia, indígenas denunciam invasões e ameaças de morte

21/08/2018

Fonte: Rede Brasil Atual https://www.redebrasilatual.com.br/



Cerca de 800 indígenas da Terra Uru-eu-Wau-Wau, em Rondônia, estão vivendo sob constantes invasões de madeireiros interessados na extração da madeira serrada, grileiros e até garimpeiros ilegais. Ameaçado de morte, o indígena Awapu, que preside a Associação Jupaú, declarou, em entrevista à repórter Nahama Nunes, da Rádio Brasil Atual, que há tempos os conflitos são denunciados e cobra ajuda das autoridades brasileiras.

"Os madeireiros que está invadindo as nossas terras estão bem armados", aponta Awapu. Segundo explica a coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, Ivaneide Bandeira, os invasores são violentos e têm também desmatado as terras da reserva. "O clima é de medo", afirma. "Quando os grileiros entram, eles entram desmatando e derrubando a floresta".

O território indígena ameaçado em Rondônia é composto por diversas tribos que se autodenominam Jupaú, entre elas a Amondawa e mais três grupos isolados. A terra Uru-eu--Wau-Wa, junto com o Parque Nacional Pakaás Novos, é responsável, de acordo com os povos tradicionais, pela biodiversidade do estado de Rondônia.

Ainda de acordo com Ivaneide, alguns candidatos locais às eleições deste ano têm incentivado a invasão do território indígena sobre a promessa de que, se eleitos, irão reduzir as demarcações. Procurados, o Ministério Público Federal e a Funai não responderam os questionamentos feitos pela reportagem, até o fechamento da matéria.


https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2018/08/em-rondonia-indigenas-denunciam-invasoes-e-ameacas-de-morte
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.