De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Notícias
Grupo de Trabalho pode confirmar a área total da reserva dos Tembé
06/03/1985
Fonte: A Província do Pará
Documentos anexos
A reportagem traz informações sobre o grupo de trabalho nomeado pela Funai, cuja intenção, a despeito do acordo firmado entre o orgão, através de seu presidente, e a Gleba Cidapar (o que acarretaria uma enorme perda na área total da reserva indígena do Alto Rio Guamá), é a de confirmar a área total da reserva, conforme o decreto de Magalhães Barata, de 1945, uma vez que não parece haver dúvida quanto aos direitos dos índios Tembé sobre a terra. A antropóloga Jane Beltrão, uma das porta-vozes do grupo, no entanto, alega que não foi dado a eles tempo suficiente para a realização do trabalho, uma vez que ele envolve, além do levantamento de campo, um levantamento histórico da área, que envolveria pesquisas extensas nos arquivos. Diante disso, o grupo pretende apresentar à Funai um novo plano de trabalho. A antropóloga espera que a Funai endosse a proposta do Grupo de Trabalho, que pretende comprovar, através de levantamento, a área total da demarcação, e que, com, isso, o orgão devolva as terras que, de direito, já são dos índios Tembé.
As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.