De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Instituto ATÁ e FRU.TO: conheça projetos de Alex Atala

28/11/2018

Fonte: Metro - https://www.metrojornal.com.br/foco



Instituto ATÁ e FRU.TO: conheça projetos de Alex Atala

O Instituto ATÁ e o FRU.TO são duas iniciativas que fazem parte dos projetos e bandeiras do chef Alex Atala. Em suas pesquisas sobre ingredientes brasileiros, Atala foi percebendo as fragilidades na cadeia produtiva do alimento. Em 2013 fundou, com uma equipe multidisciplinar, o Instituto ATÁ com a proposta de aproximar a cozinha da produção, fortalecer a cadeia produtiva e valorizar os pequenos produtores em todo o país.

Na prática, o instituto já apoiou e desenvolveu projetos de ingredientes específicos, como a pimenta baniwa (comunidade de índios baniwa na Amazônia), cogumelos brasileiros Yanomâmi (comunidade de índios Yanomâmi na Amazônia), o mel de abelhas nativas, baunilha do cerrado (comunidade quilombola Kalunga), os arrozes especiais do Vale do Paraíba, além de projetos ligados à proteção da biodiversidade dos oceanos e ao uso de orgânicos.

O ATÁ também é responsável pelos boxes de biomas do Brasil do Mercado Municipal de Pinheiros, em parceria com a prefeitura de São Paulo, onde são vendidos ingredientes de pequenos produtores da Amazônia e mata atlântica, do cerrado, pampas e da caatinga.

O FRU.TO é o seminário sobre alimentação, organizado pelo chef Alex Atala e pelo produtor cultural Felipe Ribenboim em parceria com o Instituto ATÁ. A ideia do evento, que reuniu mais de 20 palestrantes e 300 convidados em janeiro de 2018, e terá sua segunda edição em 2019, é discutir as melhores estratégias e alternativas para a produção de alimento bom, limpo e justo nos próximos anos.

Metro - Qual é a importância do Instituto ATÁ e do FRU.TO?
Alex Atala - O FRU.TO talvez seja uma quebra de paradigma, porque não estamos falando de cozinha, mas de alimento. O alimento passa por essas múltiplas disciplinas de humanas, entre elas a conservação do meio ambiente, a antropologia, a psicologia, a neurociência. Eu fiz muitos congressos e sempre brinquei que congresso de chef para chef é rezar missa para convertido.

O FRU.TO é o oposto, é propagar para as pessoas parte de quanto é rico e humano o ato de produzir e alimentar. O Instituto ATÁ tem uma missão simples, aproximar o saber do comer, o comer do cozinhar, o cozinhar do produzir e o produzir da natureza (leia mais ao lado).

Para saber mais: institutoata.org.br e fru.to


https://www.metrojornal.com.br/foco/2018/11/28/instituto-ata-fruto-projetos-alex-atala.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.