De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Bases de proteção da Terra Indígena Yanomami serão reabertas em Roraima

28/05/2019

Fonte: Jornal Floripa http://www.jornalfloripa.com.br/



As três bases de proteção etnoambiental da Terra Indígena Yanomami, em Roraima, serão reconstruídas e reabertas, depois passarem quatro anos desativadas, de acordo com a Funai.

São elas: a base Demarcação, no rio Mucajaí; a Kore-korema, no rio Uraricuera; e a Serra da Estrutura, no afluente do Mucajaí.

Segundo o coordenador de Índios Isolados e de Recente Contato da Funai, Bruno Pereira, a área está sob forte pressão de garimpo ilegal, o que representa uma ameaça à biodiversidade e aos povos indígenas das etnias Yanomami, Yek'wuana e também dos que vivem isolados.

O coordenador informou que os indígenas, que reivindicam a reabertura das bases, vão atuar em parceria com a Funai na defesa de seus territórios.

Além dos indígenas e de servidores da Funai, as bases de proteção vão contar com policiais militares e federais e ainda militares do Exército.

O coordenador de Índios Isolados e de Recente Contato da Funai informou que as datas de reabertura das bases não serão reveladas por questão de segurança, mas a ideia é que todas estejam funcionando até o final do ano que vem. Mas ele adiantou que a primeira delas deve entrar em operação em três meses.

A reportagem não conseguiu contato com as associações indígenas que atuam no estado de Roraima, como a Hutukara Yanomami.

Fonte: Rádio Nacional


http://www.jornalfloripa.com.br/geral/bases-de-protecao-da-terra-indigena-yanomami-serao-reabertas-em-roraima/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.