De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Vídeo: indígenas do Xingu comemoram prêmio da ONU com festa tradicional

19/06/2019

Fonte: Globo Rural https://revistagloborural.globo.com



No dia 5 de junho, os indígenas da etnia Khīsêtjê (pronuncia-se "kinsêdje"), da Território Indígena do Xingu, receberam uma importante premiação da ONU.

O Prêmio Equatorial é dado a cada dois anos para comunidades indígenas que adotam soluções locais e de desenvolvimento sustentável. Ao todo, 22 dessas comunidades -- entre mais de 800 inscritos -- foram premiadas em todo o mundo.

Os Khīsêtjê obtiveram o reconhecimento graças ao óleo de pequi produzido a partir de árvores utilizadas no reflorestamento. A solução foi encontrada pela Associação Indígena Khīsêtjê quando, no final dos anos 1990, os índios voltaram para seu território ancestral, que na época tinha sido desmatado por fazendeiros.

Em setembro, o prêmio será entregue em uma cerimônia em Nova York. Para comemorar, os Khīsêtjê dançaram e cantaram em uma festa Tawarana, tradicional entre eles. Veja o vídeo produzido durante a festa pela AIK.



https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Sustentabilidade/noticia/2019/06/video-indigenas-do-xingu-comemoram-premio-da-onu.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.