De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Exército deflagra operação Curare 11 para combater garimpo ilegal na Terra Yanomami em RR

25/09/2019

Fonte: G1 - https://g1.globo.com



Operação foi deflagrada nessa terça (25) e, até o momento, ninguém foi preso. PF, ICMBio, Funai, Ibama, PM, Civil e Femarh participam.

O Exército Brasileiro deflagrou a 11ª edição da Operação Curare. O trabalho é de combate a crimes ambientais e transfronteiriços, principalmente relacionados ao garimpo ilegal na terra indígena Yanomami, ao Norte de Roraima.

A operação foi deflagrada nessa terça-feira (24) e conta com aproximadamente 300 militares do Exército. Eles atuam com foco na desocupação da área onde ocorre atividade de garimpo ilegal entre os rios Mucajaí e Uraricoera, que dividem a terra indígena Yanomami.

Também foram intensificadas as ações contra o tráfico de drogas e posse ilegal de armas. Conforme o Exército, armas de fogo como revólveres e espingardas foram apreendidos. Até o momento, nenhuma prisão foi realizada.

Atuam junto com o Exército na operação agentes da Polícia Federal, Fundação Nacional do Índio (Funai), Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além das polícias Civil e Militar.




https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2019/09/25/exercito-deflagra-operacao-curare-11-na-terra-indigena-yanomami-em-roraima.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.