De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Governador Carlesse assina decreto que suspende visitações aos parques estaduais em função do novo coronavírus

17/03/2020

Autor: Jesuino Santana Jr./Governo do Tocantins

Fonte: Portal TO - https://portal.to.gov.br/



O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, assinou na tarde desta terça-feira, 17, decreto que suspende, por tempo indeterminado, as visitas aos parques estaduais do Jalapão; do Cantão; e de Lajeado, além do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas, que são administrados pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A publicação será publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 17, e ocorre em razão da grave situação global de saúde pública em função do vírus Covid-19 (novo coronavírus).

A determinação considera a recomendação do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em reduzir o contato social para evitar a proliferação do vírus, uma vez que os locais recebem turistas advindos de muitas regiões do país com foco avançado de proliferação do Covid-19 e até mesmo de fora do Brasil.

A decisão será mantida até que os dados e as ações executadas pelos órgãos de controle da doença indiquem uma volta à normalidade.

Suspensão também nos Parques Nacionais

A medida do Governo segue entendimento do Governo Federal que, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), também suspendeu a visitação pública em todos os parques nacionais e demais unidades federais de conservação, pelo período de uma semana a partir desta terça-feira, 17.

Lista

Estão suspensas as visitações turísticas nos Parques Estaduais do Tocantins, conforme lista abaixo:

- Parque Estadual do Cantão: Trilha do Cega Machado, Trilha do Ferrugem e Varjão do Murici, Trilha do Lago Rico e Trilha do Lago de Dentro.

- Parque Estadual do Jalapão: Cachoeira da Velha, Prainha da Cachoeira da Velha, Dunas e Trilha do Espírito Santo.

- Parque Estadual de Lajeado: Trilha do Mirante das Mangabeiras, Trilha do Mirante da Onça, Trilha do Brejo Cumprido e Trilha da Matinha.

- Monumento Natural das Árvores Fossilizadas: Trilha da Andradina, Trilha da Buritirana e Trilha do Neco.

Outras ações do Governo

Além da suspensão às visitas nos parques estaduais e no Monumento Natural das Árvores Fossilizadas, o Governo implantou um Comitê de Crise para Prevenção do vírus Covid-19 com representantes de outros Poderes do Estado e órgãos institucionais, e decretou a suspensão das aulas nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino e na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) durante esta semana (de 16 a 20 de março).

No mesmo sentido, o Governo também determinou, a partir desta terça-feira, 17, a redução na jornada de trabalho dos servidores públicos estaduais para 6 horas diárias (das 8 às 14 horas); a suspensão, por tempo indeterminado, de visitas turísticas ao Palácio Araguaia; e o adiamento, por 30 dias, de todos os eventos programados pelo Poder Executivo.

Outra medida adotada pela Gestão estadual foi a suspensão das visitas nas unidades prisionais do Tocantins. A determinação visa garantir o direito à saúde dos custodiados, dos agentes de execução penal e dos servidores do Sistema Penitenciário e Prisional. A decisão prevê ainda a suspensão das transferências estaduais e interestaduais de presos, salvo as previamente autorizadas.


https://naturatins.to.gov.br/noticia/2020/3/17/governador-carlesse-assina-decreto-que-suspende-visitacoes-aos-parques-estaduais-em-funcao-do-novo-coronavirus/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.