De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Cemave promove consulta pública de aves do Pampa

26/03/2020

Autor: Comunicação

Fonte: ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/



O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave) promove consulta pública para o segundo ciclo de Avaliação do Estado de Conservação das Aves Brasileiras.

As oficinas de avaliação estão sendo realizadas por biomas: Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Pampa, Cerrado e Pantanal e Marinho Costeiro. A próxima oficina avaliará as aves brasileiras do Pampa, abrangendo 67 espécies. As fichas estão disponíveis para edição e envio de contribuições através do Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (SALVE), acesse aqui. As contribuições podem ser enviadas até 25 de maio.

A Oficina ocorrerá no segundo semestre de 2020, no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Serão convidados pesquisadores com experiência no Pampa, somando cerca de sete especialistas. Contudo, toda a comunidade científica e demais interessados podem contribuir com informações sobre as espécies por meio da ficha base da avaliação.

Existem no mundo mais de 10.000 espécies aves. Segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 1.919 espécies são encontradas no Brasil. Esse alto número de espécies coloca o Brasil entre os três países detentores da maior diversidade de aves do mundo. Apesar da grande maioria das espécies passar todo o ciclo de vida em território brasileiro, algumas vêm do Hemisfério Norte, do sul da América do Sul, ou de países a oeste do Brasil, passando apenas parte do ciclo de vida em nosso país. Há algumas que são consideradas vagantes por possuírem uma ocorrência irregular.

https://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10980-cemave-promove-consulta-publica-de-aves-do-pampa
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.