De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Começa vacinação de indígenas em São Gabriel da Cachoeira

21/01/2021

Fonte: OESP - https://brpolitico.com.br/noticias



Começa vacinação de indígenas em São Gabriel da Cachoeira

A campanha de vacinação contra a covid-19 em São Gabriel da Cachoeira teve início na quarta, 20, informa o Instituto Socioambiental (ISA). A primeira pessoa vacinada foi a técnica em enfermagem Juscelina Silveira da Silva, de 57 anos, indígena da etnia Tukano, que trabalha na Casa de Saúde Indígena (Casai) há cerca de 20 anos. Nesta primeira fase, o município recebeu 13.984 doses. Desse total, 11.500 doses vão para o Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Negro (Dsei-ARN); 480 doses vão para o Dsei Yanomami; e 2.004 doses vão para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Os profissionais da saúde serão os primeiros a ser vacinados, conforme determinado pelo Ministério da Saúde. O município conta com cerca de 1 mil profissionais da saúde atuando na Semsa, Dsei ARN, Dsei Yanomami e Hospital de Guarnição do Exército (HGuSGC).
A vacinação dos idosos a partir de 60 anos está prevista para ocorrer no sábado. A vacinação no território indígena pelo Dsei-ARN e Dsei Yanomami deve ter início ainda esta semana. Os órgãos têm ampla experiência em imunização dos povos indígenas e na logística da operação. Os povos indígenas aldeados têm prioridade na imunização, assim como os profissionais de saúde e idosos (60 anos ou mais). As doses destinadas ao Dsei-ARN estão guardadas pelo Exército.
Veja abaixo o mais recente boletim do governo do Estado com dados da doença em São Gabriel da Cachoeira, de 19 de janeiro:
📌 Até a noite de terça, a Semsa havia divulgado apenas o boletim de segunda-feira, 18, que indica:
📍 5.674 casos da covid-19
📍 24 novos casos em 24 horas
📍 655 casos recentes confirmados
📍 263 monitoramentos
📍 5.031 recuperados
📍 64 óbitos confirmados
📍 28 internados, sendo 19 no HGU e 9 na UBS Praia
A pedido da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) e da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), o Greenpeace enviou 21 mil seringas na quarta, 20, para o Alto Rio Negro (AM). O material vai atender à população indígena de São Gabriel da Cachoeira, na região que abriga 23 etnias indígenas, extremamente vulneráveis à covid-19. A iniciativa faz parte do projeto Asas da Emergência da entidade de atendimento à população indígena na região.
"Começamos 2021 com um desafio importante à nossa frente. Mesmo que a aprovação recente e o início da vacinação nos tragam esperança, a pandemia infelizmente ainda é o nosso cotidiano e não podemos ficar parados enquanto pessoas morrem sufocadas sem oxigênio. Muita gente está se mobilizando para auxiliar a região Norte do país. Nós, do Greenpeace, também entendemos que agora é hora de somar esforços e agir. Assim como fizemos em 2020, disponibilizamos novamente nossa estrutura para apoiar povos indígenas e populações vulneráveis no enfrentamento da covid-19. Esperamos que essa rede de apoio e solidariedade cresça e juntos a gente possa mudar essa realidade", afirmou Iran.

https://brpolitico.com.br/noticias/comeca-vacinacao-de-indigenas-em-sao-gabriel-da-cachoeira/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.