De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Justiça suspende investigação contra líder indígena por críticas ao governo

05/05/2021

Fonte: UOL/Reuters - https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/



Justiça suspende investigação contra líder indígena por críticas ao governo

Por Ricardo Brito
BRASÍLIA (Reuters)
05/05/2021

A Justiça Federal em Brasília decidiu suspender uma investigação aberta pela Polícia Federal contra a líder indígena Sônia Guajajara, uma das coordenadoras executivas da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), para apurar críticas feitas por ela ao governo federal. A apuração foi aberta a pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai), tendo como base declarações presentes na websérie "Maracá - Emergência Indígena". Guajajara já havia sido, inclusive, intimada a depor. Segundo a decisão judicial vista pela Reuters, o pedido de investigação afirma que o vídeo difundiria "fake news e indícios do crime de estelionato pela Apib".

Para o juiz federal Frederico Botelho de Barros Viana, não há outra conclusão de que o inquérito policial aberto "representa uma distorção quanto às finalidades que justificam a existência do aparato de investigação do Estado". "As discussões tratadas na série 'Agora é a Vez do Maracá' consubstanciam-se em válidas manifestações do direito fundamental à liberdade de expressão. Não há ali qualquer tipo de conduta, seja ela comissiva ou omissiva, que justifique ilações quanto à legalidade das discussões e informações tratadas", disse o magistrado.

O juiz afirmou que as informações remetidas à PF pela Funai "não trazem quaisquer indícios, mínimos que fossem, de existência de abuso de exercício de direito ou de cometimento de qualquer espécie de crime, seja contra terceiros, seja contra a União". Destacou ainda ter ficado clara a tentativa de inviabilizar e depreciar a atuação da Apib. Além de Guajajara, o também líder indígena Almir Suruí, coordenador da Associação Metareilá, localizada em Rondônia, também foi intimado a depor no âmbito do inquérito, segundo o Instituto Socioambiental.


https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2021/05/05/justica-suspende-investigacao-contra-lider-indigena-por-criticas-ao-governo.htm
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.