De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

MPF pede ao governo do Pará que mantenha proibição de acesso aos limites da Terra Indígena Zo'é

02/06/2021

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/



MPF pede ao governo do Pará que mantenha proibição de acesso aos limites da Terra Indígena Zo'é

Reabertura do acesso à Flota do Trombetas pode representar risco de genocídio provocado pela covid-19 aos Zo'é, de recente contato.
Por G1 Santarém - PA

O Ministério Público Federal (MPF) enviou ofícios nesta quarta-feira (2) ao governo do Pará com pedido de manutenção da proibição do acesso à Floresta Estadual (Flota) do Trombetas, no oeste do estado. A floresta faz limite com a Terra Indígena Zo'é, povo de recente contato com não indígenas e que por isso é extremamente mais vulnerável aos impactos da pandemia da covid-19, alerta o MPF a partir de estudos de especialistas.

Na última segunda-feira (31) a reabertura da Flota foi determinada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio). Segundo informações recebidas pelo MPF, a decisão foi tomada após reunião entre representantes do governo estadual e de lideranças extrativistas da região.

De acordo com o MPF, a determinação contraria decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que em agosto do ano passado acolheu pedido da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e de outras entidades e determinou a instalação de barreiras sanitárias em mais de 30 territórios onde vivem povos indígenas em isolamento voluntário ou de recente contato, para proteger a saúde e a vida dos povos indígenas.

Risco de genocídio
Segundo o Instituto Socioambiental, quando se trata de populações como os Zo'é, uma única pessoa infectada com Covid-19 pode escalar um surto epidemiológico para até 30% da população indígena, registra o MPF nos ofícios, enviados ao governador do estado, Helder Barbalho, e à presidente do Ideflor-bio, Karla Lessa Bengtson,

"Essa porcentagem, a depender da quantidade de indígenas pertencentes à etnia, pode significar verdadeiro genocídio, afinal, os indígenas possuem grande vulnerabilidade imunológica", destacou o procurador da República Gustavo Kenner Alcântara, que também frisou que o isolamento social é considerado, ainda hoje, o meio mais eficaz para diminuir a rede de contágio do coronavírus.

Como até o momento apenas 10% da população paraense recebeu a segunda dose da vacina contra a covid-19, a reabertura da Flota significa que o local será frequentado por pessoas não vacinadas, aponta o MPF nos ofícios.

Os documentos também ressaltam os riscos representados pelas novas variantes do coronavírus, pela indefinição acerca do grau de proteção das vacinas em relação a essas variantes, e por uma eventual terceira onda da pandemia.

G1, 02/06/2021

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2021/06/02/mpf-pede-ao-governo-do-para-que-mantenha-proibicao-de-acesso-aos-limites-da-terra-indigena-zoe.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.