De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Café da etnia Paiter-Suruí é destaque em premiação em Rondônia

20/10/2022

Fonte: Funai - gov.br/funai



O café especial produzido pelo indígena Wilson Nakodah da etnia Paiter-Suruí foi premiado na 7ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) 2022, realizado no Complexo Beira Rio, município de Cacoal (RO). O produtor ficou na 3o colocação do concurso de qualidade, entre mais de 157 inscritos de 20 municípios do estado.

Como prêmio, o produtor recebeu um lavador metálico mecanizado que faz a separação dos cafés cereja e verde, no valor de quase R$ 29 mil. O maquinário vai qualificar o serviço, que antes era realizado manualmente. Seis cafés foram premiados no Concafé, cujo evento foi realizado no mês de setembro.

Produzido na Terra Indígena Sete de Setembro, o café Paiter-Suruí é reconhecido nacionalmente pela sua qualidade e sabor. São mais de 30 mil pés de café plantados pela família de Wilson, em uma iniciativa repassada ao longo dos anos de pai para filho. O cultivo conta com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), por meio da Coordenação Regional (CR) Cacoal.

No Norte do país, o município de Cacoal é conhecido como a capital do café. A relação dos indígenas com a prática e o plantio começou com a homologação da Terra Indígena Sete de Setembro, na década de 1980. Com o passar dos anos, os Paiter-Suruí contribuíram para consolidar o sucesso do cultivo do café especial. A parceria com a iniciativa privada coroou a experiência sustentável em 2018 quando, com o apoio da Funai, a produção do café indígena passou a ser vendida para o grupo 3Corações, por meio de acordo que prevê o aumento da produtividade com foco na qualidade do café especial sustentável.

A cafeicultura virou fonte de renda para as comunidades. Somente na Terra Indígena Sete de Setembro, 115 famílias indígenas de 15 aldeias se organizam em cooperativas para o ganho em escala e a distribuição da safra, de adubo especial ou irrigação, com cuidado para fazer a colheita no tempo certo, tratar e estocar os grãos de café produzidos.

Assessoria de Comunicação/Funai


https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2022-02/cafe-da-etnia-paiter-surui-e-destaque-em-premiacao-em-rondonia
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.