De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

STF pede esclarecimentos em relação a medidas de proteção aos Yanomami

23/09/2023

Autor: Priscilla Mazenotti

Fonte: Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br



Publicado em 23/09/2023 - 14:14 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
A União terá de prestar esclarecimentos ao Supremo Tribunal Federal sobre a implementação das medidas de proteção e contenção da crise sanitária do povo Yanomami. Isso inclui informações sobre o esquema logístico, desintrusão e proteção da saúde dos indígenas da região. A determinação foi feita pelo ministro Luís Roberto Barroso, atendendo a um pedido da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).

A Apib alega que as autoridades federais estão descumprindo as determinações emanadas da Suprema Corte, que resultaram de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental. A organização argumenta, por exemplo, que falta articulação entre órgãos, entidades e ministérios, que as Forças Armadas estão atuando de forma deficiente na região e que o fechamento do espaço aéreo e as operações de combate ao garimpo ilegal não foram suficientes. Segundo a Apib, o garimpo na Terra Yanomami aumentou 4% de janeiro a junho deste ano.

Outras informações que devem ser fornecidas incluem detalhes sobre a estrutura de monitoramento e fiscalização nos rios da região, esforços no enfrentamento à malária e os desafios na distribuição de alimentos, bem como informações sobre o repasse de recursos e créditos extraordinários concedidos para ajudar a população e para ações emergenciais na região.

Edição: Rádio Nacional/Edgard Matsuki

https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/direitos-humanos/audio/2023-09/stf-pede-esclarecimentos-em-relacao-medidas-de-protecao-aos-yanomami
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.