De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Forças Armadas resgatam criança na Terra Indígena Yanomami

19/02/2024

Fonte: Exército Brasileiro - eb.mil.br



Boa Vista (RR) - O Comando Operacional Conjunto Catrimani resgatou, na noite da última quinta-feira, uma criança indígena atacada por cobra-coral. Ela foi levada de Surucucu para Boa Vista, em apoio logístico humanitário na Terra Indígena Yanomami.

A ação das Forças Armadas ocorreu mediante solicitação de apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena. A menina picada por cobra-coral foi acompanhada por seu responsável e transportada por evacuação aeromédica no helicóptero HM-1 Pantera, do 4o Batalhão de Aviação do Exército. Um médico da Secretaria Especial de Saúde Indígena acompanhou todo o resgate. Ao chegar na Base Aérea de Boa Vista, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) transferiu as crianças para atendimento médico especializado.

A comunidade indígena fica a 270 quilômetros de distância da capital, em área de difícil acesso por via terrestre, o que destaca a importância da pronta resposta médica por meio do transporte aéreo.

Essa é a segunda evacuação aeromédica realizada neste mês de fevereiro. No dia 7, três crianças indígenas com malária foram levadas para atendimento médico em helicóptero HM-1 Pantera do 2o Batalhão de Aviação do Exército. A presença da aeronave na região fortalece a prontidão permanente da Aviação do Exército junto aos povos originários.

https://www.eb.mil.br/web/noticias/w/forcas-armadas-resgatam-crianca-na-terra-indigena-yanomami?redirect=%2Fweb%2Fguest
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.