De Povos Indígenas no Brasil

Noticias

Vale do Javari: indígena kulina vai a Manaus ver parto do filho e acaba morto

29/02/2024

Autor: Vinicius Sassine

Fonte: Brasil Norte Comunicação - https://bncamazonas.com.br



Ele desapareceu da maternidade Ana Braga e foi assassinado por espancamento

O indígena Tadeo Kulina, 33, deixou sua aldeia e cruzou o Amazonas, numa UTI aérea, para acompanhar a mulher, que vivia um momento delicado da gravidez.

A comunidade dos madihas kulinas está numa área de difícil acesso na Amazônia, já perto do Acre, ao sul do Vale do Javari (AM). É um povo de recente contato, que vive da caça, da pesca e da roça. O destino do casal foi Manaus.

Após horas de voo, no dia 1o, Tadeo e a mulher chegaram à Maternidade Ana Braga, na zona leste da cidade. O parto foi feito, o bebê nasceu, e a mãe e a criança se recuperaram bem nos dias seguintes, após os riscos que correram.

Tadeo, que falava pouco a língua portuguesa, desapareceu do hospital no dia 7. Foi encontrado dias depois, morto, com sinais de espancamento na cabeça, no IML (Instituto Médico Legal).

O corpo retornou à Terra Indígena Kulina do Médio Juruá, num voo de volta. No mesmo avião, com o caixão, estavam a mulher e o bebê recém-nascido.

O homicídio do madiha kulina -é assim que o boletim de ocorrência na Polícia Civil do Amazonas registra o episódio, como homicídio simples- é um caso com muitas perguntas sobre o que de fato ocorreu, do desaparecimento à morte.

Há sinais de descaso e omissão em relação ao casal e mais uma evidência do tratamento dispensado a esses indígenas nos núcleos urbanos, tanto nas cidades próximas das terras indígenas -como Envira, Eirunepé e Ipixuna- quanto na capital.

A Folha questionou a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas sobre a condução das investigações sobre a morte de Tadeo. Nenhum dos órgãos respondeu.

O MPF (Ministério Público Federal) no estado abriu um procedimento preliminar de investigação, na esfera cível, para apurar eventual omissão por parte da área de saúde indígena.

Leia mais na matéria de Vinicius Sassine na Folha de S. Paulo

https://bncamazonas.com.br/municipios/vale-do-javari-indigena-kulina-manaus-parto-filho-morto/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.