De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Funai participa da 53ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas do Estado de Roraima

13/03/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, com as equipes da Diretoria de Proteção Territorial (DPT), da Diretoria de Proteção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS) e com a coordenadora regional de Roraima, Marizete Macuxi, participaram da 53ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima entre os dias 12 e 13 de março.

A assembleia é anual e reúne diversas lideranças do estado de Roraima que apresentam a situação dos povos indígenas em áreas como regularização fundiária das terras indígenas, educação, saúde e projetos sustentáveis. Neste ano, aproximadamente 1.500 lideranças indígenas se reúnem no Centro de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol, em Roraima.

Promovido pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR), o encontro recebeu a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, bem como autoridades locais. Neste ano, a assembleia traz o tema "Terra, Identidade e Autonomia dos Povos Indígenas". No evento, foi lida e entregue a carta da assembleia, que apresentou demandas à Funai e reconheceu a importância de a fundação ter uma gestão indígena.

Um dos pontos do documento aborda a importância de assegurar recursos orçamentários para que o órgão indigenista possa desenvolver seus programas, ações e planejamento na defesa dos direitos dos povos indígenas.

A presidenta da fundação iniciou o seu discurso enfatizando que "A Funai voltou". Segundo Joenia Wapichana, o órgão indigenista quer estar ao lado dos povos indígenas para promover a política indigenista e defender os direitos indígenas.

Joenia apresentou um panorama geral de como estava a Funai quando assumiu a Presidência e o que foi feito para mudar o quadro de sucateamento e desestrutura da instituição. Ela listou os desafios, avanços e conquistas já obtidos, tais como a realização de concurso público; a criação de um plano de carreira dos servidores; a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Marco Temporal, com atuação jurídica da Procuradoria Federal Especializada (PFE) junto à Funai; e o retorno das parcerias.

Os povos indígenas de Roraima têm sido referência em termos de construção e proposição das políticas indigenistas. Um dos pontos requeridos foi a necessidade da efetivação das políticas indigenistas, sendo elas, o reconhecimento dos brigadistas indígenas e dos agentes de proteção ambiental indígena; proteção às terras indígenas; ações contra o garimpo ilegal; vigilância e retorno dos postos de proteção da Funai.

Lideranças indígenas vão concluir a assembleia geral nesta quinta-feira (14) com deliberações plenárias. Esse é um momento considerado de suma importância para efetivação das propostas indígenas em decisões coletivas. "A mensagem que a Presidência da Funai deixa é sobre a importância de trabalhar não apenas para os povos indígenas, mas com os povos indígenas", frisou Joenia Wapichana.

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-participa-da-53a-assembleia-geral-dos-povos-indigenas-do-estado-de-roraima
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source