De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Ministra afirma que Lula prometeu acelerar demarcações, mas liderança indígena reclama de 'falta de previsão'

25/04/2024

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/



Ministra afirma que Lula prometeu acelerar demarcações, mas liderança indígena reclama de 'falta de previsão'
Governo irá procurar o STF e governadores para buscar soluções jurídicas e políticas

Karolini Bandeira

25/04/2024

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, afirmou nesta quinta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá acelerar a demarcação das quatro terras indígenas pendentes para que os processos sejam homologados em até duas semanas. Segundo Guajajara, o governo irá procurar o Supremo Tribunal Federal (STF) e governadores para buscar soluções jurídicas e políticas nos próximos dias.

Lula esteve reunido com 40 lideranças indígenas no Palácio do Planalto nesta tarde. Guajajara e o ministro da Secretaria Geral, Márcio Macêdo, também estiveram no encontro.

- Não se pode assinar as homologações desconsiderando toda a ocupação não-indígena dentro desses territórios. Se assina, o governo tem que oferecer as condições para que as pessoas tenham uma área para serem assentadas - declarou a ministra dos Povos Indígenas a jornalistas após o encontro.

Pessoas presentes na reunião afirmaram que o presidente brasileiro evitou falar de prazos para a demarcação dos quatro territórios.

- A fala do presidente foi no sentido de cumprir o compromisso que foi feito (com as demarcações), mas ele não deu nenhuma previsão - disse o vice-coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Edinho Macuxi.

Das quatro terras que o governo se comprometeu a demarcar, duas ficam em Santa Catarina e estão judicializadas no STF. As outras duas ficam na Paraíba e em Alagoas e atualmente estão ocupadas por pessoas não-indígenas da agricultura familiar.

Na última semana, em evento no Conselho Nacional de Política Indigenista, Lula anunciou a demarcação de duas terras indígenas: Aldeia Velha, na Bahia, e Cacique Fontoura, no Mato Grosso.

Os movimentos indígenas, contudo, aguardavam a homologação de seis territórios. O presidente relatou dificuldade para retomar as áreas, hoje ocupadas, e afirmou que o governo iria conversar com os estados para retomar as terras e concluir o processo demarcatório.

Nesta quinta, indígenas ocuparam a Praça dos Três Poderes, em Brasília, para cobrar do presidente a demarcação de mais territórios - desde o início da gestão, 10 regiões foram demarcadas. Eles também carregavam faixas contra o marco temporal.

https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2024/04/25/ministra-afirma-que-lula-prometeu-acelerar-demarcacoes-mas-lideranca-indigena-reclama-de-falta-de-previsao.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.