De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Mais jovem que a população geral, mais da metade dos indígenas têm até 29 anos, diz IBGE

03/05/2024

Fonte: Valor Econômico - https://valor.globo.com



Mais jovem que a população geral, mais da metade dos indígenas têm até 29 anos, diz IBGE
Proporção de jovens é ainda maior dentro dos territórios delimitados por lei

Lucianne Carneiro
Alessandra Saraiva

03/05/2024

Apesar de um processo inicial de leve redução da fecundidade, a população indígena se mostra ainda predominantemente jovem, mostram os dados do estudo "Censo 2022: Quilombolas e Indígenas, por sexo e idade", o mais recente levantamento a partir das informações do Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Uma maioria de 56,1% da população indígena é formada por pessoas de até 29 anos, bem acima da média de 42,08% da população brasileira como um todo. São 905,8 mil pessoas de um total de 1,694 milhão da população indígena de 2022.

"Os dados mostram que a população indígena tem um perfil mais jovem que o da população residente. Nos últimos 15 anos, há uma ligeira e gradual redução da fecundidade entre os indígenas, diferentemente da população como um todo, em que a redução ocorre nos últimos 30 anos", afirma Marta de Oliveira Antunes, responsável pelo Projeto de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE.

Enquanto a pirâmide etária da população brasileira tem uma base cada vez mais estreita, no caso da população indígena a base é mais larga, aponta ela. Os dados mostram, no entanto, diferença no perfil etário da população indígena quando se observa quem vive dentro e fora das terras indígenas oficialmente delimitadas.

A proporção de jovens abaixo de 29 anos é ainda maior dentro das terras indígenas: são 68,91%, ante 48,66% naqueles que vivem fora desses limites. "A diferença é muito significativa na estrutura etária dos dois grupos, o que vive dentro das terras e o que vive fora", diz.

No Censo, os recenseadores do IBGE foram atrás da população indígena em áreas que compõem o conjunto das terras indígenas oficialmente delimitadas; em agrupamentos indígenas; e em demais áreas de conhecida ou de potencial ocupação indígena.

Outros dois indicadores apresentados pelo IBGE apontam para o perfil mais jovem da população indígena que o da média da população brasileira: a idade mediana da população (idade que separa a população em duas metades iguais) e o índice de envelhecimento (que é o número de pessoas com 60 anos ou mais em relação a um grupo de 100 pessoas de até 14 anos de idade).

Em 2022, a idade mediana era de 25 anos na população indígena, sendo 19 anos nos que vivem dentro das terras indígenas e 30 anos naqueles fora das terras indígenas. Na média da população brasileira, a idade mediana era de 35 anos. Os números são pouco maiores que os de 2010: 22 anos da população indígena (17 anos dentro das terras e 29 anos fora delas), ante 29 anos na média brasileira.

Para explicar o perfil etário mais jovem da população indígena, Antunes cita fatores culturais, como a maneira como é pensada a família e a forma com que se coloca enquanto grupo étnico, além da vida comunitária, onde há distribuição do cuidado com as crianças pela aldeia.

"A população indígena pensa de forma diferente a constituição de família, de reprodução social, a importância de ter filhos e de renovar seu grupo étnico. Aqueles que moram nos territórios conseguem manter a tradição cultural de ter famílias mais amplas que aqueles que vivem fora, onde há dificuldade de manter domicílios com mais gente", esclarece.

A pesquisa do IBGE também analisou o índice de envelhecimento da população segundo os municípios em que estão presentes. O gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do IBGE, Fernando Damasco, aponta que há uma relação direta neste aspecto: municípios com maior concentração de população indígena têm maior representatividade da população de 14 anos ou mais que daquela dos idosos.

"Essa é uma população de trajetória em geral muito jovem, com índices significativos de fecundidade. E por isso também a necessidade de novas aldeias, de busca de oportunidades de emprego e renda. Isso pode estar relacionado a uma espécie de transbordamento da população indígena", diz.

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/05/03/mais-jovem-que-a-populacao-geral-mais-da-metade-dos-indigenas-tem-ate-29-anos-diz-ibge.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.