De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Cidadania: com apoio da Funai, mutirão possibilita acesso de indígenas à documentação civil no Acre

02/05/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



O acesso dos indígenas à documentação civil é uma das prioridades da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). No mês de abril, o órgão indigenista prestou assistência ao Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) na ação "MP na Comunidade". Por meio da Coordenação Regional Alto Purus, a Funai levantou a situação documental e apoiou a logística de deslocamento dos indígenas para serem atendidos no mutirão. Além disso, a Funai ajudou no fornecimento de alimentos para as refeições coletivas.

A ação resultou na emissão de 374 Registros Gerais (RGs), 84 Cadastros de Pessoa Física (CPFs) e 37 segundas vias de Registros de Nascimento. Ao todo, dez aldeias da Terra Indígena Alto Rio Purus foram atendidas no mutirão. O chefe do Serviço de Promoção aos Direitos Sociais (Sedisc) da CR Alto Purus, Samyr Farias, ressaltou a importância de promover o acesso à documentação para o exercício da cidadania dos povos indígenas.

"A ação foi exitosa, tendo em vista que um dos carros-chefes do setor é o acesso à documentação civil. Essas documentações são necessárias para o acesso aos benefícios sociais e previdenciários e promovem a missão institucional da Funai", afirmou.

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e a Polícia Civil do estado também participaram da ação.

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/cidadania-com-apoio-da-funai-mutirao-possibilita-acesso-de-indigenas-a-documentacao-civil-no-acre
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.