De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Paraty sedia 'Interior na Cena', projeto de cinema em praças públicas

27/05/2024

Fonte: Diário do Vale - https://diariodovale.com.br/tempo-real/paraty-sedia-interior-na-cena-projeto-de-cin



Paraty sedia 'Interior na Cena', projeto de cinema em praças públicas

Diário do Vale
27 de maio de 2024, 15:15h

Paraty - A partir do próximo dia 14 de junho, Paraty recebe o evento ''Interior na Cena', projeto de cinema em praças públicas.

O Projeto teve início em Teresópolis, na região serrana, e depois passou pelas cidades de Casimiro de Abreu, Duas Barras, Carmo e Mangaratiba. Agora, será a vez de Paraty.

A entrada é gratuita ao público e, antes das sessões, há um bate-papo com a participação de atores, diretores, críticos de cinema e ambientalistas. A exibição dos filmes é numa grande tela inflável, de 10m x 6m, a partir de um projetor de 10k, de alta definição.

Idealizado e concebido pelo produtor e pesquisador Leonardo Conde, o "Projeto Interior na Cena" foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo RJ, e conta com a realização do Governo Federal, do Ministério da Cultura e do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Em Paraty haverá uma atração extra, na véspera do evento. Veja a programação completa:

Dia 14 de junho, sexta-feira: Cinema da Praça

17h - "Para onde foram as andorinhas" (2015), de Mari Corrêa. Produzido pelo Instituto Socioambiental (ISA) e pelo Instituto Catitu e apresentado durante a Conferência do Clima de Paris (COP 21) em dezembro de 2015, o documentário mostra as dificuldades pelas quais passam os povos tradicionais na região do Xingu nos últimos anos. O curta venceu o Prêmio Refúgios e Mudanças, no Festival Entretodos de Direitos Humanos, em 2016.

17h 30 - Roda de bate-papo com a participação do cacique Pataxó Apohinã

19h - "O Sal da Terra" (2014), com direção e roteiro de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado. O filme conta um pouco da longa trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e apresenta seu ambicioso projeto "Gênesis", expedição que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas. Wenders, por trás de obras primorosas como "Paris,Texas", "Asas do Desejo", "Buena Vista Social Club" e, mais recentemente, "Pina", conseguiu capturar o espírito de Salgado e sua obra. Prêmios: César de Melhor Documentário (2015), Um Certo Olhar - Prêmio Especial (2014), Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - Melhor Filme (2016) e Platino Award for Best Documentary (2015).

Dia 15 de junho, sábado: Parque da Mangueira, no Centro Esportivo Mario Siqueira

18h - "Tainá - Uma Aventura na Amazônia" (2018), de Tânia Lamarca e Sérgio Bloch. Tainá vive na Amazônia com o avô, é perseguida por defender a floresta dos caçadores, e precisa se mudar para uma vila. Lá, ela conhece Joninho, um menino da cidade grande. Juntos, a dupla aprende a lidar com os valores da cidade e da floresta. Premiado no Festival de Cinema de Natal, em 2000, nas categorias Melhor Filme e Melhor Fotografia (Marcelo Corpanni).

19h30 - "Amazônia Sociedade Anônima" (2019), de Estevão Ciavatta. Diante do fracasso do governo brasileiro em proteger a Amazônia, índios e ribeirinhos, em uma união inédita liderada pelo Cacique Juarez Saw Munduruku, enfrentam máfias de roubo de terras e desmatamento ilegal. Premiações: Festival do Rio (2019), 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2019), Festival Internacional de Cinema de Alter do Chão, Prêmio de Melhor Filme (2020) e One World Media Awards -Prêmio Environmental Impact (2021).


https://diariodovale.com.br/tempo-real/paraty-sedia-interior-na-cena-projeto-de-cinema-em-pracas-publicas/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.