De Povos Indígenas no Brasil
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Notícias
Indígenas protestam contra Ferrogrão em Santarém
08/05/2024
Fonte: Poder360 - poder360.com.br
Líder kumaruara passa tinta de urucum no rosto de representantes; o trecho com 933 km liga Sinop (MT) a Miritituba (PA)
Indígenas protestaram na 3ª feira (7.mai.2024) contra a construção da Ferrogrão. O líder Naldinho Kumaruara, da aldeia Solimões, pintou o rosto das pessoas presentes com tinta de urucum. O ato foi realizado durante o 1o dia do Seminário Técnico sobre a Ferrogrão, em Santarém (PA).
A concessão compreende uma ferrovia entre os municípios de Sinop, no Mato Grosso, a Miritituba, distrito do município de Itaituba (PA). O trecho tem aproximadamente 933 km de extensão. Os custos operacionais previstos são de R$ 49,25 bilhões.
"Os impactos desse empreendimento afetarão diretamente não apenas as aldeias indígenas que residem na região, como os povos munduruku e kayapó paranã, mas também acarretarão danos significativos à fauna e flora local", declarou João Kumaruara em texto compartilhado no perfil do Conselho Indígena do Território Kumaruara.
Segundo João Kumaruara, a construção ameaça o rio Tapajós, onde diversas aldeias estão situadas. "Exigimos respeito pelos nossos corpos e pelos nossos territórios", disse.
No momento do protesto, representantes do governo e de entidades estavam no auditório da unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará.
O presidente da Amport (Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Carga da Bacia Amazônica), Flávio Acatauassú Nunes, saiu do local depois de ter tido o rosto pintado.
https://www.poder360.com.br/brasil/indigenas-protestam-contra-ferrograo-em-santarem/
Indígenas protestaram na 3ª feira (7.mai.2024) contra a construção da Ferrogrão. O líder Naldinho Kumaruara, da aldeia Solimões, pintou o rosto das pessoas presentes com tinta de urucum. O ato foi realizado durante o 1o dia do Seminário Técnico sobre a Ferrogrão, em Santarém (PA).
A concessão compreende uma ferrovia entre os municípios de Sinop, no Mato Grosso, a Miritituba, distrito do município de Itaituba (PA). O trecho tem aproximadamente 933 km de extensão. Os custos operacionais previstos são de R$ 49,25 bilhões.
"Os impactos desse empreendimento afetarão diretamente não apenas as aldeias indígenas que residem na região, como os povos munduruku e kayapó paranã, mas também acarretarão danos significativos à fauna e flora local", declarou João Kumaruara em texto compartilhado no perfil do Conselho Indígena do Território Kumaruara.
Segundo João Kumaruara, a construção ameaça o rio Tapajós, onde diversas aldeias estão situadas. "Exigimos respeito pelos nossos corpos e pelos nossos territórios", disse.
No momento do protesto, representantes do governo e de entidades estavam no auditório da unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará.
O presidente da Amport (Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Carga da Bacia Amazônica), Flávio Acatauassú Nunes, saiu do local depois de ter tido o rosto pintado.
https://www.poder360.com.br/brasil/indigenas-protestam-contra-ferrograo-em-santarem/
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