De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Marina Silva diz que governo se prepara para grande estiagem no Brasil

04/06/2024

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Marina Silva diz que governo se prepara para grande estiagem no Brasil
'Saímos de um período de cheias terríveis no RS e vamos enfrentar uma emergência climática que envolve incêndios'

Paola Ferreira Rosa

04/06/2024

SÃO PAULO
Após as cheias na Amazônia no início do ano e as enchentes recentes no Rio Grande do Sul, o Brasil deve passar por um período de grande estiagem, afirmou Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, durante o seminário "Meio ambiente: resiliência climática e descarbonização", realizado pela Folha, segunda-feira (3).

O evento teve apoio do Governo do Pará e da Prefeitura de Manaus e patrocínio da fabricante de veículos elétricos BYD.

Durante sua fala de abertura, por videochamada, Marina citou o comunicado emitido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em abril, que declarou situação crítica de escassez hídrica na bacia do Paraguai (região Centro-Oeste do país).

"É a primeira vez que a agência faz essa tipificação com a palavra 'crítica'. Nós já tivemos decretação de escassez hídrica no rio Madeira e no rio Paraná, mas nunca em uma bacia inteira", disse.

"Estamos saindo de um período de cheias terríveis no RS e vamos enfrentar uma emergência climática que vai envolver incêndio -essa é uma das consequências das grandes estiagens. Estamos transformando florestas úmidas, como é o caso da amazônica, em uma floresta que cada vez mais vai perdendo umidade", alertou.

Uma das consequências disso é o alastramento de fogo. A ministra citou pesquisas segundo as quais a queima da vegetação em incêndios com desmatamento tem crescido. Antes, quando o fogo entrava pela floresta úmida, ia se apagando. Em 2023, no entanto, pesquisadores identificaram que esses incêndios começaram a adentrar a mata e atingir inclusive áreas de floresta primária.

No caso do Pantanal, como a bacia não conseguiu atingir sua cota de cheia, há uma grande quantidade de matéria orgânica seca, o que também propicia queimadas. De acordo com a ministra, o governo está trabalhando em um plano de prevenção e gerenciamento desse risco climático.

Ela defendeu novos marcos regulatórios, que criem a possibilidade de se decretar emergência climática para que seja possível enviar brigadistas, aeronaves e integrar esforços para combater desastres, por exemplo.

Para ela, o momento exige um esforço extraordinário, tanto com recursos financeiros quanto com equipamentos, uma vez que um enfrentamento eficiente passa por ações como olhar para as populações vulneráveis, repensar o setor de transporte, que se dá principalmente pelos rios na Amazônia, pensar em suprimento para a geração de energia, refazer encostas de drenagem, entre outros.

Marina disse ainda que o Brasil é um país vulnerável, mas com vantagens e que pode colaborar com o mundo ao desenvolver seu potencial de produção do hidrogênio verde, se adaptar para a agricultura de baixo carbono e restaurar áreas de floresta degradadas.

https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2024/06/marina-silva-diz-que-governo-se-prepara-para-grande-estiagem-no-brasil.shtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.