De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Governo assina contrato para destinar recursos do Fundo Amazônia ao combate do crime organizado na região

17/06/2024

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/



Governo assina contrato para destinar recursos do Fundo Amazônia ao combate do crime organizado na região
Lula participou da cerimônia de assinatura do contrato, que libera o BNDES destinar R$ 318,5 milhões para ações de segurança na Amazônia

17/06/2024

O governo federal assinou nesta segunda-feira um contrato que permite ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) usar R$ 318,5 milhões do Fundo Amazônia para reforçar a segurança e combater o crime organizado na região. O acordo para a quantia foi firmado entre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia, no Palácio do Planalto, e pediu "agilidade" e "menos burocracia" dos ministros envolvidos no plano. O presidente afirmou ser necessário "ser rápido, passar por cima dos manuais e tentar fazer as coisas acontecerem" antes do fim de seu mandato.

- Estou fazendo isso para pedir agilidade, agilidade para fazer as coisas acontecerem. Antes, não tinha plano nem dinheiro. Agora tem plano, tem dinheiro e tem gente para executar. Agora, nada mais pode retardar. Nós vamos cobrar se está andando, se já colocaram polícia e helicóptero - declarou Lula após a assinatura do contrato.

Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e gerido pelo BNDES, o Fundo Amazônia é usado para financiar o combate ao desmatamento e promover o desenvolvimento sustentável na região amazônica.

A quantia será destinada para o "Plano Amazônia: Segurança e Soberania (AMAS)", que é um programa destinado a reforçar as forças de segurança na região, que sofre forte influência do crime organizado.

O AMAS, que foi instituído por um decreto do governo no ano passado, tem um comitê gestor com representantes dos ministérios da Justiça, Meio Ambiente, Povos Indígenas e também do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

De acordo com a Presidência, a ideia do programa é "ampliar e facilitar o intercâmbio de informações entre as forças de segurança federais, representantes das secretarias de segurança pública dos nove estados da Amazônia Legal e representantes dos demais países que compõem o bioma".

https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2024/06/17/governo-assina-contrato-para-destinar-recursos-do-fundo-amazonia-ao-combate-do-crime-organizado-na-regiao.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.