De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Caatinga terá novas unidades de conservação até 2026

11/06/2024

Autor: Madson Euler

Fonte: Agência Brasil - agenciabrasil.ebc.com.br



A Caatinga vai ganhar novas unidades federais de conservação até o final de 2026. Essas unidades irão adicionar mais de um milhão de hectares em áreas protegidas no bioma. Para isso, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima selecionou 12 projetos.

Em paralelo, será criada a Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras no Combate à Desertificação e Mitigação das Secas. A ideia é ter um espaço com evidências científicas que ajudem na tomada de decisão dos gestores públicos no enfrentamento às emergências climáticas na região.

Já o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome contratou mais 42 mil cisternas para a região. Somente em 2024, serão contratadas mais 85 mil. A meta é chegar a 221 mil cisternas até o final de 2026.

Essas iniciativas fazem parte do enfrentamento aos efeitos da mudança climática da Caatinga, que está presente em 12% do território do país.

O aceleramento do processo de desertificação no Brasil foi constatado em 2023, em pesquisa realizada pelo Inpe e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

Esse fenômeno é intensificado justamente pelo desmatamento da Caatinga e pela mudança do clima, segundo o Ministério do Meio Ambiente.

Edição: Sâmia Mendes / Liliane Farias

https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2024-06/caatinga-tera-novas-unidades-de-conservacao-ate-2026#:~:text=A%20Caatinga%20vai%20ganhar%20novas,do%20Clima%20selecionou%2012%20projetos
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.